É PRECISO SABER O RITO DE SER OFICIAL. "ALGUMAS PESSOAS ALCANÇAM O SUCESSO PORQUE ESTÃO DESTINADAS A TÊ-LO, MAS A MAIORIA PORQUE ESTÁ RESOLVIDA A CONQUISTÁ-LO. NÃO BASTA TER O CONHECIMENTO, É PRECISO SABER USÁ-LO, POIS O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DE SEUS SONHOS.(CBA-2004/2005)". Os três movimentos no ato do abater a Espada do Símbolo do Oficialato: Pelo meu Deus, pela minha honra e pela minha pátria. Oficialato, que tem na espada um de seus símbolos mais fortes.
Vídeo de CharlesNetto às 19 hs do dia Nacional de Lutas em 15.05.2019 na Capital dos Gaúchos todos juntos reunidos entre eles Professores e Alunos Contra o Corte dos 30% das Verbas nas Universidades Federais Brasileiras...Era o Chamativo: "Esquina Democrática com estudantes na rua viu só Governo a Culpa é sua'"!! Mas para surpresa minha quando cheguei lá pude constatar (in loco) e percebi que havia vários focos para o tema que busquei encontrar lá e constatar que não era bem aquilo da proposta original e ali começava tudo com um tal vício de origem de quem não se consagrou nas urnas das últimas eleições e buscavam com isso um terceiro turno... Pois: 'Parecia até que eu estava em campo minado de vermelhinhos de todas as matizes da esquerda que não conseguiu até agora ver o tal LULA PRESO/LIVRE e então: Eu fui lá conferir de perto que: 'Foi a volta da esquerda nas ruas, com Sindicatos,Lula livre,UNE, bandeiras PT, do PC do B, do P SOL etc. Toda a tranqueira e se me contassem eu não iria acreditar, pois diziam na lá Universidade que seria um Movimento supra partidário e sem ideologias e quando estava na Esquina Democrática a realidade se mostrou bem diferente do que eu esperava apenas uma LUTA por Corte dos tais 30 % da Universidades Públicas e sim os oportunistas estavam lá todos infiltrados no meio dos Estudantes e Professores que buscam a sua legitimidade na Educação ser valorizada... O objetivo que era a educação, foi o que menos se viu... https://www.youtube.com/watch?v=l5wyrv7V9SM&feature=youtu.be .
Em defesa da Universidade Pública ... PENSE BEM NISSO - O conjunto de 63 universidades públicas brasileiras têm um impacto imensurável no conjunto da sociedade e em todas as áreas do conhecimento.
Abraço do nosso IF de PoA,RS. Contra o corte de 30% da Educação - Instituições Federais Brasileiras
Contra o corte de 30% da Educação... (11.30 hs em 13.05.2019) Dia Nacional de Luta dos Institutos Federais e do ato que será realizado neste dia aqui no campus de Porto Alegre,RS - Estudantes na Rua: Governo a Culpa é Sua... #tiraamãodomeuIF #NósIFRS
Não esqueçam, hoje foi o nosso abraço ao prédio. Mostramos para a cidade de Porto Alegre na Esquina da Rua Voluntários da Pátria com a Rua Cel Vicente (Bairro Centro da Capital dos Gaúchos) de que o IFRS é importante e que precisamos do nosso orçamento por inteiro e não fatiado. Compareceu todo mundo no saguão às 11h30min. Onde eu Charles Netto estava com a minha camiseta preta juntamente com a maioria. Mas também era sabido que não importava como alguns ainda poderiam estar vestidos com sua livre escolha, tendo em vista ter sido um movimento supra partidário de voltou em Bolssonaro e de quem não VOTOU manifestando-se contrários a essa Política de contingenciamento (bloqueio da verbas da Educação das Universidades Federais Brasileiras.
O Ato simbólico em defesa dos IFs com abraço coletivo ao campus aconteceu nesta segunda-feira, 13/05.
O Reitor do IFRS e o Diretor-geral do Campus Porto Alegre convidaram os alunos, servidores e comunidade externa para um ato simbólico em prol da reversão dos cortes orçamentários e em defesa dos Institutos Federais na segunda-feira, dia 13 de maio.
Para vestirem-se de preto e participarem do ato, que ocorreu no Campus Porto Alegre:
- 11h30min: Com a leitura do texto do Conif e abraço coletivo simbólico ao campus, na rua;
* (E TODOS LÁ COMPARECERAM CONFORME PODE SER OBSERVADO NESTE VÍDEO).
*'CONIF - congrega todas as Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. É uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.
* O campus Porto Alegre do IFRS conta com 15 cursos técnicos de nível médio. A maior parte ocorre na modalidade subsequente, isto é, o aluno já deve ter concluído o ensino médio.
Também é ofertado curso técnico integrado ao ensino médio na modalidade PROEJA.
* O campus Porto Alegre do IFRS oferece três opções de cursos superiores de tecnologia e duas licenciaturas:
Tecnólogo em Gestão Ambiental
Tecnólogo em Processo Gerenciais
Tecnólogo em Sistemas para Internet
Licenciatura em Ciências da Natureza
* Licenciatura em Pedagogia
'Desde o segundo semestre de 2015, o Campus Porto Alegre do IFRS oferece dois cursos de Pós-Graduação na sua sede no Centro de Porto Alegre.
* Mestrado Profissional em Informática na Educação
Especialização em Gestão Empresarial
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Com: Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura - PROPEL do IFRS...
(Tem também cursos de extensão gratuitos de Matemática e ainda "Oficina de Redação")... Entre outros"...
(Todos Contra o corte de 30% da Educação Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil)...
*NOTA À COMUNIDADE: Corte de 30% do orçamento inviabiliza atividades no IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vem a público manifestar sua preocupação com os impactos decorrentes do corte orçamentário na ordem de 30% realizado pelo Ministério da Educação no dia 30 de abril.
As instituições federais de ensino vêm ao longo dos últimos anos sofrendo redução nos recursos de custeio e investimento, o que impacta diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão e o funcionamento das unidades. Nas instituições que ainda estão em processo de consolidação, como os Institutos Federais, o impacto se apresenta de forma mais drástica, impedindo que a oferta de vagas públicas seja ampliada, contrariando a Meta 11 do Plano Nacional de Educação, que estabelece que as matrículas de Educação Profissional Técnica devem ser triplicadas até 2024.
No que se refere ao IFRS, o corte foi de R$ 18.549.952,00, correspondendo a 30% do orçamento de custeio e investimento, que é de R$ 61.833.180,00, conforme a Lei Orçamentária Anual de 2019. Esse corte orçamentário inviabiliza o funcionamento da Instituição no exercício 2019, além de resultar no imediato cancelamento de ações programadas. Implica, portanto, em severos prejuízos aos serviços prestados à comunidade do IFRS, com repercussões nas atividades finalísticas como os programas institucionais de fomento a projetos de ensino, pesquisa e extensão, incluindo a concessão de bolsas para estudantes. Eventos importantes de capacitação terão de ser cancelados. Até mesmo atividades básicas para o funcionamento dos campi, como a compra de materiais para aulas práticas, realização de visitas técnicas e aquisição de alimentos para a merenda escolar. Conforme link a seguir ...
Movimento supra partidário que nasce dentro das Universidades Públicas Federais para mostra que o Ensino Público Federal deve ser Valorizado e não simplesmente cortarem verbas que venham prejudicar a Pesquisa Científica ou mesmo o próprio ensino como um todo e assim fazem aqui no IFPoARS hoje 09.05.2019 às 18hs na sala 11da torre Sul um Chamamento Contra o Corte da Verba na Educação e Paralisação Marcada para o dia 15.05.2019 na próxima quarta-feira onde todos juntos unidos jamais serão vencidos. #tiraamãodomeuIF
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Foi dada a largada para a Revolução dos 10 dias, contra os cortes a IFs e UFs. Um movimento pacífico e unificado entre instituições federais em defesa de seus direitos CONSTITUCIONAIS!
Art. 205 da CF/88. EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS. É UM DEVER DO ESTADO E DA FAMÍLIA, COM A COLABORAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL.
Dia 06/05
Todos vestem preto!
Dia 7/5
Enxurrada de cultura!
Todos publicam nas redes sociais exemplos de ações concretas nas Instituições Federais de ensino. Dados concretos de educandos, pesquisa, extensão...
Dia 8/5
Cidadania em debate!
Representantes estudantis, lideranças institucionais, sindicais, acadêmicas chamam para ato coletivo dentro das suas instituições de ensino (auditório, ginásio, pátio...) serão promovidos discussões e debates acerca e em defesa da educação.
Dia 9/5
Parando o trânsito.
Dia 10/5
Convidando a sociedade.
Nas redes sociais, pessoalmente, por telefone, e-mail, faixas, como for possível, convidar familiares, amigos, conhecidos, ex-alunos, servidores, para aderirem à defesa da educação e exigir que o governo restabeleça o orçamento previsto para as UFs, IFs e FUNDEB. Manifestação massiva nas redes sociais.
Dias 11/5 e 12/5
Grande manifestação na redes sociais divulgando dados da educação e convidando a sociedade para a paralisação no dia 15/5 e a para o ato de exposição das práticas das produções dos IFs e UFs no dia 13/5.
Dia 13/5
O QUE SE FAZ?
Levar para a praça pública projetos, produções, publicações, banners... do que é realizado nas instituições públicas de ensino. Abordar os passantes e expor, apresentar e dialogar para consciencialização desmistificando os ataques.
Dia 14/5
Preparar a luta!
Organização interna para a paralisação no dia 15/5. Todas as instituições públicas devem dialogar e unir forças na estratégia para a paralisação conforme a realidade de cada cidade.
15/5
Paralisação Nacional.
Todos devem se encontrar no mesmo local na cidade e promover a manifestação pública exigindo que o governo reverta o corte orçamentário na educação.
ATENÇÃO:
Todas as ações serão pacíficas, supra partidárias, respeitado o patrimônio público e privado.
Não vamos nos calar. Não vamos nos resignar. Não vamos padecer. Vamos à luta. Vamos assumir a verdadeira SOBERANIA POPULAR!.
É acompanhado com apreensão o contingenciamento de 30% do orçamento do nosso Campus, do IFRS e de todos os Institutos Federais. Também Universidades foram afetadas.
Principal: DIA 13 - Dia Nacional de luta dos Institutos Federais.
Será um ato simples, mas significativo. Venham com camisas pretas. Vamos nos reunir em dois momentos, na segunda-feira, dia 13:
- 11h30: leitura do texto do Conif e abraço simbólico ao campus, na rua
- 18h30 : leitura do texto do Conif e ato simbólico no átrio.
Movimento supra partidário que nasce dentro das Universidades Públicas Federais para mostra que o Ensino Público Federal deve ser Valorizado e não simplesmente cortarem verbas que venham prejudicar a Pesquisa Científica ou mesmo o próprio ensino como um todo e assim fazem aqui no IFPoARS hoje 09.05.2019 às 18hs na sala 11da torre Sul um Chamamento Contra o Corte da Verba na Educação e Paralisação Marcada para o dia 15.05.2019 na próxima quarta-feira onde todos juntos unidos jamais serão vencidos. #tiraamãodomeuIF